Kaizen: o que é o método? Como usar?

Surgiu no Japão pós segunda guerra mundial, em um país devastado. O foco da ferramenta está na empresa e nos funcionários sejam eles de alto escalão ou não (todos são envolvidos). Representa uma das ferramentas recorrentes à qualidade contínua que visa a melhoria diária, além de prezar pelo desperdício mínimo. Kaizen vem do japonês, e significa “mudança para melhor”, como mostra a imagem abaixo:

Kaizen

Kaizen

O método pode ser aplicado me qualquer empresa, independente do seu porte.

Uma frase que define o sistema Kaizen é “Ser hoje melhor que ontem e amanhã melhor do que hoje”.

Existe vários conceitos de Kaizen, entre eles:

  • Estabilidade financeira/emocional.
  • Clima organizacional agradável, sempre tendo em vista melhorá-lo.
  • Ambiente de trabalho simples, organizado e funcional.
  • Gestão do conhecimento e saber transmiti-lo.
  • Entender quando terminar, reduzir ou passar em frente um conhecimento.

Existe alguns mandamentos no sistema Kaizen, mais especificamente 9, entre eles estão:

1 – Aprender na prática.

2 – Todo desperdício deve ser eliminado.

3 – Todos os colaboradores devem estar engajados no processo de melhoria.

4 – O aumento da produtividade deve ser baseado em ações aos locais que gerem valor à empresa.

5 – Deve ser aplicado em qualquer local ou empresa.

6 – As melhorias obtidas devem ser divulgadas, como forma de se ter uma comunicação transparente.

7 – As ações devem ter foco no local de maior necessidade.

8 – O Kaizen deve ser direcionado de forma que seu objetivo seja unicamente a melhoria dos processos.

9 – A priorização na melhoria das pessoas deve ser mais importante.

Para aplicação de Kaizen existem várias ferramentas e métodos a serem utilizados, como essa metodologia trata-se da filosofia de melhoria contínua ela normalmente é complementada por outras ferramentas como PDCA, 6 Sigma, 5S, 5W2H, etc. Podemos entender melhor isso na imagem abaixo:

Kaizen

kaizen

Abaixo descreveremos métodos simples para a aplicação do Kaizen, lembrando que não é algo fixo e pode ser executado de forma diferente:

  • Crie um comitê de Kaizen, um grupo de pessoas envolvidas na tarefa que devem orientar e disciplinar a empresa na metodologia. O comitê se encontra semanalmente por alguns minutos para discutir as ideias de melhoria. Deve conter funcionários de diferentes níveis da empresa.
  • Peça para que todos (membros ou não do comitê) para que olhem ao redor do seu espaço de trabalho para descobrir pequenos problemas.
  • Peça uma solução para o problema, não se trata apenas de apontá-lo e sim de criar soluções criativas.
  • Passe esse problema, com a possível solução, para o comitê de Kaizen que pode lapidar melhor essa ideia.
  • Aplique a solução.
  • O comitê deve levantar dados para descobrir se a solução foi proveitosa ou não.
  • Como trata-se de uma metodologia de melhoria contínua temos duas opções: melhorar a solução aplicada ou repetir todo o ciclo novamente para um novo problema.

Existe outra maneira simples de aplicação, ela é chamada de Caixa de Sugestão ou Caixa de Kaizen, trata-se de um local onde os funcionários deixam suas críticas e problemas e oferecem sugestões de como melhorar. Deixe a caixa em um lugar acessível para todas as áreas. O comitê coleta os dados e aplica-os da melhor forma, sempre repetindo o processo.

Podemos concluir que o Kaizen exibe inúmeras aplicações e formas de aproveitamento. Uma praticamente que é essencial na melhoria contínua é o ato de sempre buscar a solução do problema, porque nunca nada estará perfeito, e mesmo em uma empresa com lucros altos e competitiva pode-se achar soluções que elevem os resultados.

Caso surja mais interesse pelo tema, recomendo que procure o livro que praticamente fundou o movimento, chamado “Gemba Kaizen – Uma Abordagem de Bom Senso À Estratégia de Melhoria Contínua”, por Masaaki Imai, pode ser encontrado no link abaixo, clicando na imagem, na livraria Saraiva:

2 Comments

  1. Joceli Fátima Fernandes

    Implantei o kaisen no comitê de validade. Gostaria de algumas dicas se possivel

    • Olá Joceli, é sempre importante dentro de um Ciclo Kaisen que tenhamos funcionários de diferentes áreas e diferentes escalões da empresa, além disso reuniões semanais com sugestões de melhorias são uma boa pedida! Também recomendo uma aplicação de 5S dentro de empresas para melhor aproveitamento de Layout (espaço físico), pois além de trazer um acréscimo na produtividade os próprios funcionários irão achar o ambiente mais cativante e estimulante, explico melhor isso no seguinte link .
      Caso você continue querendo outras dicas, nos conte mais sobre esse comitê, agradecemos o comentário e a preferência!

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