Gestão de projetos: o que é um projeto?

A gestão de projetos é uma espécie de matéria essencial e pouco vista pelos consumidores finais. Basicamente tudo que é desenvolvido por empresas ou grupos significativos de pessoas passou por, ao menos, um projeto para que se concretizasse.

Projetos, assim como a tarefa de gerenciá-los, são complexos. Exigem uma série de conhecimentos e ferramentas de organização. Por isso, existem a Project Management Institute, PMI, instituição responsável por reunir os conhecimentos da área e certificar novos profissionais.

Entenda o que é o gerenciamento de projetos, suas características e principais áreas:

Afinal, o que é gestão de projetos?

De acordo com as definições típicas da gestão de projetos, um projeto é sempre temporário, com início e fim programados, com escopo e recursos definidos. Essa é uma das mais tradicionais maneiras de apresentar o conceito de gerenciamento de projetos pela própria PMI.

Além disso, todo projeto é único, uma vez que não consiste em uma operação rotineira, ou um procedimento regular. Trata-se de um conjunto de operações específicas, desenvolvidas para atingirem um objetivo singular.

Por isso, é comum que o time de um projeto reúna pessoas que não costumam trabalhar juntas. Isso pode ocorrer com pessoas de diferentes setores de uma empresa, de organizações diferentes e, até mesmo, de localidades e idiomas distintos.

Neste sentido, pode-se dizer a gestão de projetos, ou gerenciamento de projetos, é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas para projetar atividades que atinjam os requisitos estabelecidos.

De certa maneira, pode-se dizer que a gestão de projetos sempre foi aplicada informalmente, de forma mais ou menos organizadas. Hoje, no entanto, a atividade do gerenciamento de projetos é uma área própria, que começou a ser desenvolvida e estabelecida há algumas décadas. O PMI é o responsável por organizar os conhecimentos do setor em seu guia chamado de PMBOK.

Os processos da gestão de projetos

Pode-se dizer que a gestão de projetos se divide em cinco processos distintos, também chamados de etapas. Clique em cada uma delas para acessar o post específico que trata sobre o assunto:

  1. Iniciação
  2. Planejamento
  3. Execução
  4. Monitoramento e Controle
  5. Encerramento

Quais são as áreas de conhecimento da gestão de projetos?

Como já mencionado, o gerenciamento de projetos conversa com todas as áreas de conhecimento envolvidas no objetivo em questão. Existem, no entanto, dez áreas que são necessárias especificamente para o desenvolvimento de um projeto:

Pela ordem típica dos projetos, essas áreas são definidas em:

  • Integração;
  • Escopo;
  • Tempo;
  • Custo;
  • Qualidade;
  • Procurement;
  • Recursos humanos;
  • Comunicação;
  • Gerenciamento de risco;
  • Gerenciamento de Stakeholders;

Entender essas áreas permite segmentar e dar forma única à maneira como se chega aos objetivos definidos. Ao enxergar e tratar diretamente com cada uma dessas áreas, um bom gestor é capaz de otimizar as operações.

Para saber mais sobre cada uma dessas áreas especificamente, clique aqui.

O que faz um gestor de projetos?

A função do gestor de projetos é ser um agente de transformação e realização. Eles tomam para si o objetivo do projeto, e utilizam suas habilidades e conhecimentos para alinhar recursos e pessoas na direção da concretização dele.

Neste sentido, é necessário que o gestor de projetos consiga alinhar capacidades multidisciplinares. Além de um pensamento objetivo e analítico aguçado, é essencial que ele seja capaz de lidar com pessoas de maneira eficiente. Ao mesmo tempo, é importante que tenha conhecimentos específicos sobre o projeto em andamento, mas que tenha a capacidade de enxergar o cenário com certo distanciamento.

Por isso, esses profissionais precisam saber aplicar técnicas amplas, com flexibilidade, sem comprometer o resultado final. Cada operação interna é interdependente, e a gestão de projetos se concretiza através da acomodação de cada um destes passos, sem perder o direcionamento para o objetivo final.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *