Noção Intuitiva Limites

O conteúdo de limites é a base para o resto do conteúdo de cálculo, por esse motivo é necessário muita atenção nesse tópico. O cálculo de limite resulta de dois problemas, o da reta tangente e da área. Tangente é quando uma linha é traçada a um ponto perfeito com alguma curva ou circunferência, assim descobrindo o valor em determinado lugar do gráfico, como podemos ver abaixo:

http://www.uff.br/webmat/Calc1_LivroOnLine/figs_calc1_cap09/cap09_fig08.gif

Já o problema da área é quando queremos encontrar a área perfeita de uma equação em um ponto estabelecido, como podemos ver abaixo:

Resultado de imagem para area limites calculo 

(“S” é a área do f(x))

 Como podemos descobrir a reta tangente perfeita e a área perfeita? Usando o cálculo de limite, por esse motivo os limites são à base de tudo. 

 O cálculo da tangente é feito aproximando dois pontos que cruzam a reta até chegar a um limite no qual consideramos que eles estão praticamente juntos.

 Já na área a reta é dividida em inúmeros retângulos, usando o limite nós achamos praticamente o valor real sem nenhum erro, pois essa pequena reta é dividida no máximo possível de retângulos fazendo o erro tender a 0.

Abaixo deixo uma vídeo aula com gráficos e explicações mais detalhadas sobre a abordagem intuitiva dos limites:

 


Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *